Governo do Pará inaugura nova Delegacia de Primavera

0
196

O Governo do Pará inaugurou, no final da tarde desta terça-feira, 11, a nova delegacia de Primavera, município do nordeste do Pará, a 190 quilômetros de Belém. A solenidade contou com as presenças de autoridades políticas, policiais e a comunidade local. Com um investimento de R$ 180 mil, em reformas e aquisição de móveis, a nova unidade policial foi ampliada e ganhou novos espaços confortáveis para um atendimento de qualidade à população.

Esta foi a 25ª delegacia reformada em três anos de Governo. Ainda este ano, a população de Primavera, cidade que completou, nesta terça-feira, 11, 52 anos de emancipação, será contemplada com uma Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), onde estarão presentes as Polícias Civil e Militar e o Núcleo de Mediação de Conflitos, com serviços de assistência social.

O Governo do Pará inaugurou, no final da tarde desta terça-feira, 11, a nova delegacia de Primavera, município do nordeste do Pará, a 190 quilômetros de Belém. A solenidade contou com as presenças de autoridades políticas, policiais e a comunidade local.
O Governo do Pará inaugurou, no final da tarde desta terça-feira, 11, a nova delegacia de Primavera, município do nordeste do Pará, a 190 quilômetros de Belém. A solenidade contou com as presenças de autoridades políticas, policiais e a comunidade local.

O delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, destacou que foi a primeira reforma com ampliação na delegacia do município em décadas de existência. Na solenidade, ele destacou as obras já realizadas na atual gestão estadual. “Já foram entregues 20 Unidades Integradas de Polícia. Outras 49 estão com obras em andamento. Até o final deste ano, serão 128 delegacias reformadas em todo Estado”, destaca.

Ele citou também a contrução de novas delegacias em municípios onde não havia uma unidade de Polícia Civil, como em Jacareacanga e Piçarra, e ressaltou que a cidade de Quatipuru, vizinha a de Primavera, vai ganhar uma delegacia ainda este ano, a exemplo de outros municípios da região nordeste paraense, como Nova Esperança do Piriá, Cachoeira do Piriá, Santa Luzia do Pará e Bonito. “Até o final do ano, todos os 144 municípios do Pará terão delegacias de Polícia com presença de delegado”, ressalta.

Firmino salientou o andamento do atual concurso público para admissão de novos policiais civis. “Começaram hoje (ontem) as matrículas dos candidatos para o cargo de delegado aprovados para cursar a Academia da Polícia Civil. São 150 candidatos. Na próxima semana, serão convocados 270 candidatos aos cargos de escrivão e investigador. Nossa previsão é que estejam prontos para atuar no próximo mês”, detalhou. O delegado geral anunciou que o Governo do Estado já autorizou o lançamento do edital para um novo concurso público para policiais civis, assim que terminar o atual certame.

De acordo com o secretário adjunto de Gestão Administrativa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima, já são R$ 517 milhões em investimentos feitos pelo Governo do Pará em segurança pública, nos últimos três anos. “Toda a região nordeste do Pará está recebendo investimentos, como novas viaturas policiais, armamentos e em breve mais policiais”, ressaltou. Ele destacou, ainda, as construções de 72 novas Unidades Integradas Pro Paz em todo Estado, inclusive em cidades onde não havia delegacia.

O delegado Emerson França, titular da delegacia de Primavera, explica que com a reforma, a nova unidade policial ganhou melhoras significativas, principalmente, quanto ao atendimento ao público. Com dois anos à frente da delegacia, o policial civil salienta que, com espaços mais amplos, o atendimento à comunidade será mais eficiente. A nova unidade policial conta com sala de espera, sala para registro de ocorrências, alojamentos, copa e cozinha e espaço para guardar objetos apreendidos.

O mestre de obras José Carlos de Oliveira, 48 anos, elogiou a obra da nova delegacia. “Com certeza, agora dá gosto de visitar um prédio com mais condições de receber as pessoas”, comemorou.

Durante a inauguração, a prefeita de Primavera, Cleuma Bezerra (PSDB), citou outras obras que foram levadas para a cidade, pelo Governo do Estado, como o projeto “Asfalto na Cidade”, que já levou asfaltamento para a principal via de acesso ao município, e a entrega de uma nova ambulância. Serão construídas duas praças nas localidades de Jabaroca e Jaburu.

Ela ressaltou, ainda, o programa de instalação de um microssistema de água, que vai abastecer com água potável a comunidade de Vila de Pedrinhas, e a construção de duas quadras na escola municipal Manoel Antônio Leite. “Nosso objetivo é atender bem o nosso povo, por isso, o Governo do Estado tem investido cada vez mais nas melhorias para nosso município”, destacou.

Deixe uma Comentário: