Exposição reúne estandartes de Mestre Nonato, em Belém

0
33

Expoisção segue em cartaz até 2 de março.
A mostra traz obras inspiradas nos Santos Juninos.

O Instituto Arraial do Pavulagem apresenta a exposição “Mestre Nato entre Cortejos e Festejos”, do artista Raimundo Nonato. A mostra segue em cartaz até 4 de março, no casarão do Instituto, na Boulevard Castlhos França, em Belém.

mestre nonato (Foto: Divulgação)Mostra traz estandartes criados por Mestre Nonato. (Foto: Divulgação)

A exposição apresenta um recorte da produção do paraense nos últimos anos. Em 2002, Mestre Nato iniciou as confecções de estandartes de Santos Juninos para os tradicionais arrastões do Instituto Arraial do Pavulagem, e desde então vem explorando este suporte, que incorporou em seu repertório visual, produzindo inúmeras experimentações imagéticas e composições narrativas. Um entrelaçamento de mitologias e memórias coletivas, reunidas a um jogo de cores pulsantes, que imanam sua produção.

Originalmente por encomenda, os quatro estandartes dos Santos juninos, St. Antônio, São Pedro, São João e São Marçal deram o entusiasmo necessário à criação de novos projetos. Em 2003, com o Prêmio de Manutenção e Processo Criativo do Instituto de Artes do Pará – IAP, Nato criou as instalações Itinerantes ‘Cortinados’, onde as lendas amazônicas eram cosidas nas cortinas dos motoristas dos ônibus da linha Guamá. No ano seguinte, a convite da diretora de teatro Karine Jancen, realizou a oficina de confecção de estandartes, com as Marujas da comunidade de São Benedito no Município de Quatipuru, região dos Caetés.

A experiência com os festejos de santos, a vivência no bairro do Guamá – onde nasceu e se criou – e as crenças populares, somaram-se numa amalgama cultural da qual deu origem a mais uma série: o “Sagrado Sincretismo”. Com o incentivo do IAP, pela Bolsa para Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2010, a série possui dezesseis estandartes narrativos sobre as relações sincréticas afro-católicas, explorando as tensões dos arquétipos em cada prisma religioso. “O Sagrado Sincretismo está longe de ter um fim. São muitas histórias para serem contadas” diz o artista.

Serviço
Exposição “Mestre Nato entre Cortejos e Festejos”, até 4 de março, no Casarão do Instituto do Arraial do Pavulagem, localizado na Boulevard Castilhos França, 738, Campina. Visitação de segunda a sexta, de 14h às 19h, sábado, de 10h às 13h e de 14h às 19h. Entrada franca.

Do G1 PA

Deixe uma Comentário: