Estado entrega sete novas viaturas para atender destacamentos da Polícia Militar

0
78

O Sistema de Segurança Pública do Pará fez, neste final de semana, a entrega de sete novas viaturas para atender a unidades da Polícia Militar na região nordeste e em Marituba, na Grande Belém. Presidido pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, o repasse das novas viaturas atendeu as comunidades de Ituriaí, em Augusto Corrêa; Bacuriteua, em Bragança; Boa Vista, em Quatipuru; Mirasselvas, em Capanema; Vila Cristo Rei, em São Miguel do Guamá; Km-24, em Irituia, e ainda o conjunto Almir Gabriel, em Marituba. Durante os encontros com as comunidades, os representantes da Segurança Pública conversaram com a comunidade e fizeram balanços dos investimentos feitos em todo Estado.

Na comunidade em Ituriaí, a 30 quilômetros da sede de Augusto Corrêa, além da entrega da nova viatura, o secretário anunciou a reforma do Posto Policial da PM na localidade. Ele também anunciou o projeto que visa a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, composto por membros das Polícias, Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Prefeitura local, para discutir questões ligadas à Segurança Pública na cidade. O projeto já conta com apoio da prefeita Romana Reis, de Augusto Corrêa, que esteve presente na entrega da viatura em Ituriaí, juntamente com vereadores da cidade.

No distrito de Bacuriteua, comunidade com 5 mil habitantes, em Bragança, o secretário entregou uma viatura para atender ao destacamento da PM local, vinculado à 5ª Companhia Independente do Caeté. Ali, ele destacou, ao falar com a comunidade, que toda a frota de viaturas foi trocada no Estado. “Hoje não tem um município no Pará que não tenha veículos policiais novos”, salienta. Ainda, conforme o secretário, neste ano, 2 mil policiais militares e 360 policiais civis foram contratados por meio de concurso. Ele anunciou que já foram autorizados novos concursos para contratar mais 2 mil PMs; 650 policiais civis; 300 bombeiros militares e mil agentes penitenciários.

Além do investimento em pessoal, o secretário destacou a aquisição de 39 lanchas para atuar, principalmente, na região do Marajó. Ele ressaltou que o Estado já conta com oito helicópteros para atuar em prol da Segurança Pública no Estado. “Nada disso vai resolver se não tiver participação da sociedade, para estar acompanhando no dia a dia, ajudando quando tiver de ajudar, reclamando quanto tiver de reclamar do serviço”, destaca.

Em Boa Vista, distrito do município de Quatipuru, o secretário anunciou a reforma do quartel do destacamento da PM local e a inauguração, até o final deste mês, da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) da cidade, para prestar não só o serviço policial como também assistência social à população. Em Mirasselvas, o secretário destacou a reestruturação da Segurança Pública, em ações como a construção das UIPPs em todo o Estado. “Do compromisso que firmamos, em 2011, para construir 30 novas Unidades Integradas Pro Paz, já entregamos mais de 30 e estamos com mais de 50 obras em andamento. Só nesta região, temos em torno de dez a serem entregues”, destacou, ao enfatizar que foram investidos mais de R$ 500 milhões na melhoria da Segurança Pública no Estado.

Durante a entrega da nova viatura do Posto Policial Destacado, na Vila Cristo Rei, zona rural de São Miguel do Guamá, Luiz Fernandes Rocha, acompanhado do delegado geral Rilmar Firmino; da assessora da Segup, delegada Silvia Rego, e de policiais militares que atuam na região, reuniu-se com a comunidade para anunciar que a Unidade Integrada de São Miguel do Guamá, que foi inaugurada há poucos meses, passará a ter a presença de um assistente social, num trabalho em parceria com a Prefeitura Municipal.

Esse profissional poderá atender a comunidade, tanto na sede da Unidade Policial, quanto na própria localidade em visitas domiciliares. Ainda, segundo ele, todas as comunidades da região passarão a ser atendidas, para efeito de registro de ocorrência policial, pela Seccional da Polícia Civil de Jaderlândia, em Castanhal, a mais próxima da região, para evitar que se desloquem à sede do município, que fica mais distante.

Para José Pereira Filho, de 62 anos, mais conhecido na comunidade por Seu Zuquinha, o investimento vai melhorar o trabalho realizado pela PM na localidade. Segundo ele, são ao todo, 18 comunidades situadas na região rural de São Miguel do Guamá: São Jorge, Santa Rita, Santa Maria, São Mateus, Livramento, Ajuá, Apeteua II, 34, Rampa, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Camilo, Castanheiro, Prainha, São José, Recreio, Cachoeira, Santa Maria do Mareteua e Vila Cristo Rei. Somente na Vila Cristo, segundo José Pereira, moram 250 famílias.

Na comunidade do km 47, em Irituia, a entrega do novo veículo policial contou com as presenças de políticos da região, como o prefeito Anchieta Lima, e a polulação local. Arnaldo Pereira, presidente da Associação dos Taxistas da comunidade do Km-24, comemorou o investimento na Segurança Pública. Para ele, isso possibilita um serviço prestado com mais rapidez na área.

Em Marituba, a solenidade de entrega da viatura foi realizada na sede da Associação de Moradores do Residencial Almir Gabriel (Amorag) contou com a presença do prefeito Mário Filho, de Marituba, vereadores, secretários municipais e a comunidade. No final de semana, o Governo do Estado promoveu um mutirão no local para emissão de documentos, como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e título de eleitor, e ainda serviço de balcão de direitos, sob coordenação da delegada Silvia Rego, assessora da Segup.

Agência Pará de Notícias

Deixe uma Comentário: