Círio 2013 bate recorde de romeiros em Belém

0
25

A procissão do Círio 2013, em Belém, terminou às 12h40 deste domingo (13) após a chegada da imagem peregrina da Virgem de Nazaré à Praça Santuário, onde uma missa de encerramento foi celebrada pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Dom Teodoro Mendes Tavares.

A romaria saiu às 6h50 da Catedral da Sé, com o atrelamento da corda à Berlinda no tempo recorde de 30 segundos. O cortejo percorreu o trajeto de 3,6 quilômetros em aproximadamente seis horas até a Praça Santuário, antigo CAN (Centro Arquitetônico de Nazaré). Mais de 2,1 milhões de devotos participaram da peregrinação, a maior marca de todos os anos.

A procissão teve dois pontos críticos durante o percurso. Um deles foi a passagem da Berlinda da avenida Presidente Vargas para avenida Nazaré, devido a curva estreita e o grande número de pessoas que estavam próximo da Imagem Peregrina. Neste momento a Berlinda ficou parada por alguns minutos, até que fosse possível continuar.

finaaaaaalllllllllll-interna-13-10-2013-14-50-10

O outro ponto crítico da romaria foi o momento em que alguns romeiros anteciparam o corte da corda, rompendo a ligação entre as ESTAÇÕES 5 e 4, causando tumulto. A polícia deteve alguns promesseiros da corda que portavam armas brancas, como facas. Além disso, houve confusão na disputa por um pedaço da corda, que é um forte símbolo do Círio.

Mesmo com parte da corda cortada, o Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira realizou a benção da corda, como ocorre há três anos, próximo a um colégio particular localizado na avenida Nazaré.

Depois da grande romaria do Círio 2013, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ficará exposta no altar da Praça Santuário para a visita dos fiéis durante os 15 dias da quadra nazarena. Até o final da festividade, ainda serão realizadas cinco procissões, além de programações culturais.

(DOL)

Deixe uma Comentário: